Dar Vida à Vida - (Projecto: bonecos de lã)

Conhecer e dar a conhecer os valores humanos, culturais, artísticos da nossa região e o modo como os mesmos vão passando através das gerações até chegar até nós.

Assim damos Vida à vida. Neste dinamismo o grupo de crianças de 05 anos da Obra de Santa Zita de Castelo Branco foi visitar o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.
Monocromáticos, inanimados, vegetativos são alguns dos motivos que entram na composição do famoso, tradicional e bonito bordado, onde destacamos as colchas mas também a calçada portuguesa e até, imaginem, a alta-costura.

Linho e seda são os dois produtos fundamentais, linho na confecção dos tecidos e seda no fio utilizado nos diversos pontos executados em cada peça de arte.
“O Centro de Interpretação visa contribuir para a revalorização, recuperação, inovação e relançamento do Bordado de Castelo Branco, o ex-libris da cidade e do Concelho, forma de expressão artística ímpar.

De beleza reconhecida e exemplo de originalidade no âmbito nacional, o Bordado de Castelo Branco apresenta duas características dominantes: a origem artística e o significado económico. A primeira manifesta a existência de uma arte própria, com estilo peculiar, a segunda evidencia a concentração desta indústria de bordado na zona do Distrito de Castelo Branco.”(http://www.cm-castelobranco.pt/visitante/bordado-castelo-branco-o-ex-libris/centro-de-interpretacao-do-bordado/)

Uma referência que recomendamos na sua próxima visita à cidade Albicastrense para dar e alimentar a vida que nos é dada e que devemos partilhar com quantos se cruzam connosco.

Deolinda Araújo