Natal de Elvas

O Natal chegou e foi tempo de reunir a família! Tempo de paz e amor!

As respostas educativas de Educação Pré-escolar e de CATL da OSZ de Elvas reuniram, no passado dia 13 de dezembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, com os seus familiares, numa festa da celebração do nascimento de Jesus!

As crianças foram surpreendidas pelos pais, que antecipadamente prepararam diferentes atuações e subiram ao palco com encenações do nascimento de Jesus, danças e canções de Natal. Todas estas participações, feitas com muito amor, deixaram muitos sorrisos em muitos rostos!

Por sua vez, também as crianças quiseram mostrar às suas famílias o que andavam a preparar e apresentaram danças e canções alusivas a esta época natalícia.

Na Instituição, as crianças da resposta educativa de Creche também tiveram a sua festinha de Natal, vivenciada de forma diferente e adequada às suas idades.

No dia 14 de dezembro recebemos o Padre Ricardo Lameira, que celebrou junto das crianças do Pré-escolar a Eucaristia de Natal.

No dia seguinte, 15 de dezembro, o Coliseu Rondão Almeida foi palco de um momento único e inesquecível, com o encontro de Roncas de Elvas, uma tradição tipicamente alentejana.

As crianças do pré-escolar participaram neste evento com outras crianças de outras escolas e jardins de infância do concelho, onde cantaram canções tradicionais de Natal e tocaram a ronca que construíram anteriormente na sala com a ajuda de alguns membros dessa Associação.

Esta iniciativa foi promovida pela ARKUS, associação juvenil e o Grupo Roncas de Elvas, cujo objetivo foi inscrever este evento no livro de recordes do Guinness.

Durante a manhã, decorreram alguns momentos musicais e muita animação. O auge foi o momento em que todas as crianças, educadores, professores e auxiliares cantaram juntamente com o grupo de Roncas de Elvas algumas músicas natalícias acompanhadas do instrumento musical tão caraterístico desta zona – a ronca.

Foi sem dúvida um evento muito especial e muito animado para todas as crianças, pois com ele se pretendeu manter viva esta tradição.