Trabalhos Manuais

A expressão plástica permite à criança o seu desenvolvimento motor, psicológico e intelectual, sendo as mãos a principal ferramenta de trabalho.

Como educadoras devemos desempenhar um papel ativo no domínio das expressões, bem como, em qualquer outra área. Assim, torna-se necessário que planifiquemos as atividades que pretendemos desenvolver, de forma a proporcionar à criança motivação e a participação no processo criativo e a reflexão sobre as etapas da atividade.

De salientar, ainda, que a expressão plástica desenvolve na criança a criatividade e a exploração de diversos materiais, bem como a capacidade de imaginação.

Por sua vez, nós, educadoras temos um papel fundamental, na medida em que devemos motivar e promover a cooperação entre o grupo de trabalho.

A expressão plástica permite à criança o seu desenvolvimento motor, psicológico e intelectual, sendo as mãos a principal ferramenta de trabalho e um fator de exploração essencial, não sendo também desvalorizada a utilização e exploração de outros materiais, de acordo com a sua criatividade e imaginação. Segundo Sousa (2003, p. 169), “a «criatividade» é uma capacidade humana (…) que lhe permite pensar de modo antecipatório, imaginar, inventar, evocar, prever, projectar e que sucede internamente (…) de modo mais ou menos consciente e voluntário”

A criança adquire autoconfiança e torna-se mais responsável e cooperante, no relacionamento com os outros, exprimindo-se assim, livremente. De acordo com a imaginação de cada um, é possível realizar diversos trabalhos individuais e colectivos através de técnicas que estimulam a criatividade, como a colagem, a montagem, a pintura e muitas outras, que poderemos sugerir.

Deliciem-se e divirtam-se com os nossos trabalhos!