Visita ao museu do sabão

Visitamos o museu do sabão em Belver. Ficamos a conhecer muitas curiosidades. Conhecemos a história da revolução do sabão, passada em Belver e feita pelos saboeiros da localidade. Esta história em fantoches relata a posição dos saboeiros em relação à produção de sabão e ao seu pouco interesse pelo rei português e que governava na altura.
As crianças ouviram e viram como se fazia antigamente o sabão e quais os seus ingredientes, que passam essencialmente por: cinzas, borras do azeite, cal, entre outros. Também foi explicado a forma como era feito e depois utilizado.
Os saboeiros de Belver, aproveitando a abundância das matérias-primas necessárias para a produção do sabão, a zona do Alto Alentejo, e particularmente a zona de Castelo Branco e concelhos limítrofes, tiveram desde a segunda metade do século XVI, decisiva importância na indústria saboeira nacional.
Até descobrimos, que nesta localidade foi instalada uma Real Fábrica de Sabão, que funcionou em regime de monopólio régio, da qual ainda hoje se encontram vestígios.