Memórias de um projecto em construção

 
Em Viseu (Terra de Viriato), a Creche e Jardim de Infância da Obra de Santa Zita iniciou o ano lectivo com o tema: “crescer em união com a família no coração”. Várias actividades pedagógicas foram levadas a cabo, estando outras em curso. Vimos, neste mês, partilhar convosco, as que já foram realizadas no âmbito da interacção com a família. Destacamos as actividades desenvolvidas no decorrer da época natalícia em que as famílias foram convidadas a elaborar uma mensagem alusiva à quadra em questão e à família, da qual surgiram várias mensagens e frases, sendo uma delas escolhida para oferecer a todos os leitores do bem-fazer: “numa família deve existir Amor, Paz, Harmonia, Respeito, Compreensão, União. Serão hoje e sempre os principais sinónimos de uma família feliz; uma criança feliz será no futuro um Homem ou uma Mulher feliz”. Foi esta frase que deu o tom à decoração que fizemos da árvore de natal e placards espalhados pelos diversos espaços da Casa. Nas duas Valências, aqui desenvolvidas: Creche e Pré-escolar, a actividade contou com o contributo e envolvimento de todas as famílias na construção de tantas mensagens que embelezaram e deram sentido a esta época tão cheia de significado familiar. Consideramos que todas as acções foram um sucesso, graças à participação de todos sem excepção.

Seguiu-se o tradicional dia de reis, sendo a capela o lugar escolhido para exibirmos as canções alusivas ao momento. Três crianças representaram os reis magos, com vestimentas apropriadas para levarem as “prendinhas” a Jesus.

Pretendemos que o nosso projeto pedagógico continue a contribuir para um desenvolvimento integral da criança em todas as suas dimensões desde a sua religiosidade, humanidade, à dimensão social e familiar. A criança de hoje será o futuro cidadão da sociedade, cabe à família, educadores e professores colaborar nesta grande e preciosa tarefa.

Chegamos ao mês Março e aconteceu a festa do fundador. No dia 11 tivemos a oportunidade de o homenagear, juntamente com todos os que se quiseram associar ao evento: Famílias, Crianças, Colaboradoras, Associadas da OSZ e casais do Movimento por um Lar Cristão, entre tantos outros amigos da Instituição e admiradores do Padre Brás. Tratou-se de um momento repleto de alegria e entusiasmo. As crianças participaram, cantando canções ao Padre Brás, mimosearam as suas famílias com um concerto musical, sendo também as protagonistas na animação da eucaristia celebrada pelos Sr. Padre Manuel Maduro e Cónego Orlando.

Agradecemos ao estimável Pe. Brás por nos ter deixado esta Obra, que continua actual às necessidades da família hoje. A nossa gratidão vai, ainda, para todas as famílias que participaram nesta celebração de louvor e reconhecimento por toda a vida que passou e continua a passar por esta Instituição.

A 19 de Março foi comemorada a festa do dia do pai, onde se destacou a presença dos pais, que se disponibilizaram para colaborar, na realização de actividades, juntamente com os seus filhos, nas diversas salas. Este dia foi caracterizado como um momento inesquecível na relação entre pais e filhos. Um flash de alegria e a boa disposição ficou gravado em todos os participantes.  

Pela equipa: Teresa Afonso