Viagem cultural e espiritual a Espanha e França

Entre os dias 26 de junho e 2 de julho, um grupo partiu numa viagem por 7 Santuários de Espanha e França.
Nesta viagem vivenciámos duas dimensões - a humana e a espiritual.
Na dimensão humana houve a oportunidade de conhecer novas pessoas, o que enriqueceu imenso a vida de cada um dos membros do grupo. Na dimensão espiritual aprofundámos a vida de alguns santos e tivemos a oportunidade de nos aproximarmos de Deus, por via da oração.
Foi uma viagem marcante, pelo que os nossos olhos viram e o nosso coração registou. Este percurso foi uma visita pela história da humanidade começando por Santiago de Compostela, passando por Lourdes e terminando em Ávila.
Os grandiosos edifícios que visitámos são sinal da presença de Deus na terra e evocam a vida dos Santos que Ele escolheu, para darem testemunho do bem, da dedicação e do amor a todos os seres humanos.
Nestes espaços podemos aprofundar o dom da fé e sentir gratidão pelo muito que vivenciámos e recebemos.
Podemos resumir esta semana de viagem, atribuindo a cada dia uma palavra: Expetativa (25 junho), Esperança (26 junho), União (27 junho), Contemplação (28 junho), Plenitude (29 junho), Interiorização (30 junho), Vivência (1 julho), Gratidão (2 julho).
Um agradecimento a todos os participantes pelo empenho e colaboração que permitiram que estes dias fossem um marco na vida de cada um. Um especial agradecimento à Obra de Santa Zita, na pessoa da Diretora Executiva de Braga, Manuela Caldeira, que foi incansável ao longo destes dias de peregrinaçãao, para que todos sentissem bem, usufruindo de uma viagem de fé, de grande riqueza espiritual e cultural e onde não faltou a boa disposição.
Foi uma viagem feliz, pelo que se deixa a este propósito umas palavras do Papa Francisco:
Entre tantas coisas que passam, o Senhor quer-nos recordar o que ficará para sempre: o amor, porque “Deus é amor.”

JL

Testemunho do Grupo da Viagem aos 7 Santuários a Espanha e França

entre 26 de junho e 02 de julho de 2022