Crescer, cuidar, educar

De acordo com o Concelho Nacional de Educação (2008): “(...) educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros numa atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural; cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades, considerando que a base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro, a se desenvolver como ser humano; brincar significa criar um espaço no qual as crianças possam experimentar o mundo e internalizar uma compreensão sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.”
A infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 3 anos de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual…
Conscientes disto as educadoras da Creche da Obra de Santa Zita de Castelo Branco têm sido ajuda e presença junto das crianças e famílias. Apesar da distância imposta pelo confinamento as propostas têm sido lançadas para, na medida do possível ajudar a tornar mais leves estes tempos que estamos a viver.
Como em creche tem de ser tudo muito mais tranquilo aqui deixamos algumas fotos dos trabalhos enviados. Já não falamos dos vídeos que têm chegado com as aulas de ginástica a visualização e escuta de histórias e canções enviadas pelas educadoras, leitura de história com as família; e como a primavera está no ar andaram à descoberta das flores, das cores, dos sabores, dos animais da quinta… um mundo de aventuras e descoberta para continuar a crescer. Não podiam faltar as deliciosas frutas com efeitos criativos. Parabéns e bem-haja às famílias e à equipa da Creche. Até já!