Os reis chegaram a Castelo Branco

Janeiro carrega consigo sonhos, expectativas, algumas mudanças, novas exigências, memórias, … algumas memórias mantém-se e ainda bem porque fazem parte do nosso património comum. É o caso do “canto dos reis ou janeiras” tradição bem arreigada na região e nas gentes da Beira Baixa, nomeadamente na cidade de Castelo Branco.
A Obra de Santa Zita esforça-se também por transmitir e partilhar as sãs tradições. E aconteceu tradição.
Começámos logo no dia 3 de Janeiro, com a ajuda e presidência do Sr. Padre André celebrámos a festa de e com Jesus, eucaristia que acontece todos os meses na primeira sexta feira útil. As crianças com a colaboração e orientação das equipas de sala, tinham já preparadas as coroas e foi assim, bem equipados que se deslocaram até Belém “capela”, para como os magos adorarem o Menino e oferecerem os seus presentes: a vida, a alegria, cânticos, “muitos beijinhos”, e “festinhas”.
Dia 6 de Janeiro, segunda feira, foram as crianças da Creche as primeiras a irem pelas outras salas cantar os reis e, pela tarde, foi a vez de todos receberem alguns presentes vindos do exterior, iniciativa da (Box6000 – Associação Desportiva) e pelos alunos estagiários do Curso Técnico de Desporto da Escola Secundária Amato Lusitano em Castelo Branco, iniciativa que faz parte dos seus trabalhos de final de curso. Recolheram brinquedos, jogos e outro material e quiseram oferecer à Obra de santa Zita de Castelo Branco.
Finalmente dia 10 de Janeiro fomos para a rua cantar os reis. O nosso destino era a Junta de Freguesia onde fomos muito bem recebidos pelo Senhor Presidente Dr. Leopoldo Rodrigues e pela Srª Vereadora Fátima Santos. Após escutarem a nossa mensagem cantada o Sr. Presidente agradeceu a iniciativa e estimulou a Equipa Educativa a prosseguir nesta missão de formar “cidadãos”, sim porque estas crianças são o futuro da sociedade. Elas só poderão dar o que receberem.
Agradecidos e alegres percorremos algumas artérias da cidade, parámos na Escola Superior de Educação, (ESE) onde professores e alunos nos receberam, escutaram e aplaudiram com alegria. Com o sol cada vez mais intenso pudemos ainda correr no espaço exterior da ESE.
Já um pouco cansados mas alegres voltamos à Obra de Santa Zita.
Já se ouve por aí que há mais convites e iniciativas dentro e fora da OSZ Castelo Branco. Até lá.