O CATL, para concretizar os objectivos, assegura o desenvolvimento de um conjunto de serviços:
Guarda, acompanha e estimula, na criança, o desenvolvimento físico, intelectual, bem como a aquisição de normas e valores;
Cuidados e Higiene Pessoal:
- Os cuidados de higiene e imagem para cada criança são definidos de acordo com a avaliação das suas necessidades; são acompanhadas diariamente pela Educadora e outros colaboradores, no sentido da aquisição de competências pessoais e sociais;
- Cuidados básicos de higiene e conforto, excluindo os produtos e acessórios de carácter pessoal que os Pais/Encarregados de Educação pretendam que se usem para as suas crianças e que os próprios deverão providenciar;
Proporciona uma alimentação saudável qualitativa e quantitativamente adequada às respectivas idades, salvaguardando as situações que necessitem de alimentação especial;
- Alimentação completa, abrangendo as refeições de almoço e lanche
- As ementas e os horários das refeições encontram-se afixados no placard da recepção da Instituição;
- São tidos em atenção os cuidados individualizados que devem ser prestados às crianças considerando eventuais patologias diagnosticadas e respeitando sempre as indicações clínicas;
- Durante as refeições, as crianças são acompanhadas pelos colaboradores, de forma a serem orientadas e educadas, para que se adaptem, mais facilmente, às normais exigências de vida em sociedade, promovendo-se um ambiente de convívio e diálogo.
Cuidado e promoção da dimensão espiritual da criança, de acordo com a sua idade;
Sempre que necessário, é definido um plano de administração terapêutica para cada criança, de acordo com a prescrição, declaração médica ou termo de responsabilidade da família;
Acompanhamento no percurso Instituição/Escola do 1º ciclo e vice-versa;
Acompanhamento personalizado nos trabalhos de casa;
Os serviços e actividades normais, mencionados, constam do Projecto Pedagógico e do Plano e Programa Anual de Actividades da Instituição, para todas as crianças da respectiva sala ou grupo etário;
O CATL da OSZ tem ainda em vista a realização das seguintes actividades:
a) Elaborar o programa de acolhimento inicial;
b) Elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual, após apurado processo de avaliação;
c) Elaborar o Projecto Educativo, Pedagógico e Plano de Actividades sóciopedagógicas;
d) Desenvolver actividades de animação socioeducativa, compatíveis com as diferentes idades das crianças;
e) Prestar apoio psicossocial às crianças, na medida em que tal se considerar necessário, e manter uma estreita articulação com todos os equipamentos ou serviços envolvidos na concretização do plano de desenvolvimento individual da criança para que este se desenvolva de forma harmoniosa;
f) Promover o envolvimento e a celebração de parcerias com as estruturas da comunidade local a fim de garantir o exercício de cidadania e de participação das crianças na vida social, através de espaços, tempos e materiais lúdicos adequados;
g) Cultivar os valores, como: respeito, paciência, constância, prudência, civismo, responsabilidade, ordem, sinceridade, confiança, diálogo, tolerância, criatividade, cooperação, compaixão, generosidade, amizade, liberdade, justiça, paz e alegria;
h) Celebrar os aniversários - consoante a idade, é promovida a participação de amigos e pessoas significativas para a mesma, na celebração do seu aniversário no ambiente físico do CATL.
i) Realizar actividades lúdico-pedagógicas, de integração e de desenvolvimento;
j) Realizar actividades complementares.