Sala das Borboletas

Com a ajuda dos pais da sala das Borboletas, propusemos que as crianças escolhessem e pesquisassem acerca de um inseto que fosse possível encontrar num jardim. Todas as crianças foram convidadas a fechar os olhos e a visualizar um jardim com todos os elementos que o compõem - árvores, flores, passarinhos, insetos, relva, o sol, as nuvens - ouvindo ainda uma pequena história sobre o tema.

Convidamos depois as crianças a construir o seu próprio jardim e, ao mesmo tempo, a partilharem o que tinham encontrado acerca dos insetos escolhidos: joaninha, rã, grilo, abelha, minhoca, gafanhoto, formiga, entre outros.

Tendo em conta o grande interesse demonstrado pelas crianças, demos continuidade ao projeto, dando agora especial atenção às árvores: pretendíamos descobrir em quantas partes se dividem e quais as suas funções. Também foram incentivados a fazer uma pequena experiência com sementes, para observarem o que vai acontecendo.

Houve ainda tempo para viver e comemorar o dia de Santa Zita. As crianças foram convidadas a pintar uma silhueta de Santa Zita e a enfeitá-la.

Por último, os pais foram convidados a fazer uma pequena atividade com os filhos para comemorarem o Dia da Mãe.

Foi uma semana de muitas descobertas e de muita aprendizagem