É Carnaval! Há folia em Portugal!

É carnaval! Há Folia em Portugal! Há alegria e boa disposição na Obra de Santa Zita, no Porto!

As Associadas da OSZ, as Cooperadoras da Família, utentes e amigos encontraram-se para, em conjunto, comemorar a alegria e a boa disposição. Que feliz coincidência ser também, hoje, o Dia Mundial do Doente.

O carnaval é uma das festas mais populares e animadas de Portugal, com raízes históricas que remontam ao século XVII. A celebração tem lugar durante os dias que antecedem o início da Quaresma, sendo um momento de descontracção e diversão antes do tempo que se aproxima.

Acreditamos que a boa disposição alegra os corações de tantos seres humanos. Por isso, hoje, fizemos festa e pensamos nos que estão ao nosso cuidado, concretamente as pessoas mais velhas e todos os doentes. A alegria cura e, juntamente com a boa disposição, também é uma forma de cuidar.

O Papa, na sua Mensagem para o Dia Mundial do Doente incentiva: “a cuidar do doente, a cuidar das relações, tendo como referência Jesus, que cura salvando... As suas curas retiram das margens os excluídos; podendo voltar ao convívio familiar, religioso e social. Não é conveniente que o homem esteja só... que seja cuidado e tratado...”

As origens da Obra de Santa Zita têm a marca da alegria e da boa disposição. Imensos grupos de jovens reuniram-se, prepararam festas, recrearam teatros e, assim, se expandiram e expandiram a Instituição e seus valores, tendo no horizonte a promoção da pessoa e todo o seu cuidado. Chamaram jovens para os seus convívios que na época caíam nas malhas da exploração aos vários níveis. Promoveram-se e promoveram outros, retiraram pessoas das margens e colaboraram na sua reintegração.

A tarde de hoje foi um reavivar a memória, um solidificar as relações e um acrescento à nossa alegria de viver e cuidar. Homenageamos as origens desta Instituição e foi aplaudida a sua missão de cuidar nos dias de hoje … foi espectacular! Um programa rico e com boa disposição.