Festa de Santa Zita

Celebramos a festa de Santa Zita, com Associadas, Cooperadoras, Utentes, familiares, simpatizantes, amigos e colaboradoras. Reunimos neste dia, que por feliz coincidência, é o dia da mãe. Assinalamo-lo com alegria, homenageando, também todas as mães… com um ênfase especial as mães da Ucrânia pelo que têm feito para salvar os filhos dos horrores da guerra…
Este ano foi escolhido o domingo a seguir ao dia 27 de abril, dia 1 de maio. 
Foram partilhados alguns aspectos desta Santa, que foi proclamada pelo Papa Pio XII como padroeira das empregadas domésticas. Santificou-se pelo zelo e empenho no serviço doméstico e pela sua dedicação aos pobres, não deixando nenhum daqueles que batiam à porta dos senhores a quem servia, sem comida, água ou outro bem que satisfizesse alguma necessidade física ou outra. Era uma jovem com espírito cristão, orante e adequada no trabalho ao ponto dos patrões passarem para as suas mãos a organização da casa e dos restantes colegas de trabalho; colhia de Deus esta inspiração de bem fazer, que concretizava com o seu jeito tão próprio. Por isso foi também escolhida, pelo Fundador da OSZ para sua padroeira, porque a Obra iniciou a sua missão junto de muitas jovens, que tinham iniciado a sua vida de trabalho como empregadas domésticas. Pensou o Padre Brás que este perfil poderia ser uma referência para tantas outras jovens que estavam a aprender e a iniciar a sua profissão.
As suas qualidades e o reconhecimento das mesmas pelos seus patrões e pelas pessoas que seguiram este modelo de vida, ecoam nos dias de hoje, na vida de tantas pessoas e continuam a ser uma referência, um modelo a seguir, em ordem à promoção, bem estar e autonomia de muitos profissionais.
Hoje, comemoramos esta Santa e, feliz coincidência, no dia da mãe, que quisemos igualmente comemorar, festejar e celebrar. Homenageamos todas as mães, a mãe do Céu e tantas outras mulheres, que não sendo mães fisicamente, são à semelhança de Santa Zita, um abrigo, uma proteção, uma segurança, um contributo no crescimento do ser humano, na educação, enfim, em muitos aspetos essenciais ao sustento e à vida com dignidade... E a Obra de Santa Zita, não terá sido a mãe de muitos? Não continuará a cultivar vida para a humanidade e para a família, através da oferta de tanto cuidado, tanta dedicação e ternura?
Foi desejado que este dia tão carregado de significado ecoe no coração dos governos para que a política tenha um só interesse: a dignidade da pessoa e a paz no mundo inteiro.
Tivemos connosco o Sr Padre Álvaro Mancilha, o nosso Pároco, que presidiu à celebração Eucarística. Animou a Eucaristia um coro, constituído por Cooperadoras da família, que no fim entoou, cantando, o hino de Santa Zita.
No fim tivemos um pequeno convívio com bolo de Santa Zita.