Formação Contínua: Regras de Atendimento e Comunicação

No equipamento da Obra de Santa Zita do Porto, decorreu, nos dias 16 e 17 do passado mês de Janeiro, o desenvolvimento do tema: “Regras de Atendimento e Comunicação” pela Dra. Maria do Rosário Santa Bárbara. Participaram as colaboradoras que trabalham nas Respostas Sociais de Pessoas Idosas aqui a funcionar: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio ao Domicilio, entre outras colaboradoras de Casas mais próximas do Porto, como: Braga, Guarda e Coimbra. Nestes dias foi aprofundado o perfil e as responsabilidades do Técnico de Atendimento, através de um maior conhecimento sobre a cultura institucional e sigilo profissional; as Competências pessoais e técnicas exigíveis. Depois de um breve diagnóstico de motivações/necessidades dos utentes, como: - a Tipologia dos utentes – as várias formas de construir a confiança através do atendimento de excelência e a criatividade, envolvimento e motivação na relação com o utente passou-se ao aprofundamento da comunicação com o utente, ou seja, reflectimos na possibilidade de uma maior eficácia da comunicação verbal e não-verbal; uma escuta activa e dicção; uma linguagem adequada e várias regras e tratamentos sociais que possam melhorar a comunicação. Por fim, conhecemos as regras de convivência social. A formadora ensinou sobre a aplicação de regras protocolares no atendimento de excelência e o saber estar e receber na fidelização do utente.

Esta formação ajudou, concretamente, a interiorizar a importância de uma atitude mais positiva face ao atendimento e aplicar técnicas tendentes a uma melhoria. O grupo ficou sensibilizado a reconhecer e valorizar as vantagens de um atendimento mais eficaz na imagem e sucesso da instituição e saber gerir reclamações e situações mais problemáticas no contacto com o utente.

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