Os Pintores e os Dinossauros

Algumas crianças do grupo revelaram grande interesse por esses animais pré-históricos, trazendo para as conversas e brincadeiras os Dinossauros. Tendo em conta esta observação optámos por dar a oportunidade ao grupo de saber mais sobre os Dinossauros. Daí nasceu o projeto “A Vida e o Mundo dos Dinossauros”.

Como resultado, as crianças mostraram muito interesse pelo tema, passaram a conhecer os nomes das espécies de dinossauros e suas características. As atividades propostas no projeto despertaram nas crianças o desejo para novas aprendizagens, exercitando a habilidade, o desejo de aprender questões referentes à História e outras áreas do conhecimento. Houve uma grande interação entre crianças-crianças, crianças-adultos e famílias-escola atingindo-se os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Foram abordadas todas as áreas de conteúdo, contempladas nas OCEPE’s, sobretudo, através do brincar o que permitiu motivar e tornar a aprendizagem mais atraente para as crianças.

A exposição foi o grande momento, em que os Pintores apresentaram a toda a comunidade educativa, incluindo familiares, o seu Projeto.

Esta forma de abordagem fortaleceu a relação família-equipa da sala de forma particular e família/escola de forma geral, ainda no âmbito deste projeto, foi realizada uma visita, organizada por uma família, à exposição de Dinossauros em Lamego, culminando com grande participação das famílias, na apresentação da “Dança dos Dinossauros” pelos pais na festa de Natal da Instituição.

Este projeto reflete, essencialmente, a oportunidade das crianças serem protagonistas na construção do próprio conhecimento, sendo este uma excelente ferramenta para que interajam, questionem, resolvam problemas, comuniquem e reflitam.